23.4.09

Lisboa 1858

Albumina de Amédée Lemaire de Ternante. Lisboa, 1858. Colecção Alcídia e Luís Viegas Belchior (© CPF ANTT/MC)


O Arquivo Nacional da Torre do Tombo apresenta uma exposição Fotográfica sobre Lisboa em 1858, do pintor e fotógrafo francês Amédée Lemaire de Ternante.
Esta mostra representa um dos mais antigos e mais ricos conjuntos de imagens fotográficas da Capital. A mostra suscitará olhares diversos tanto do historiador, do urbanista ou do curioso como do esteta, pois aqui e ali, certas composições falam bem do modo como o seu autor encarava o registo fotográfico. Este conjunto de imagens pertence ao Centro Português de Fotografia e integra a colecção Alcídia e Luís Viegas Belchior. Serão também apresentadas algumas gravuras de Lisboa, do mesmo período, da Colecção Castilho, do Arquivo Nacional da Torre do Tombo.
Em complemento com as imagens produzidas por Ternante serão também apresentadas algumas provas de época, com recurso a diferentes processos fotográficos (papel salgado, albumina, cianotipo) que nos mostram a Torre de Belém e o Palácio das Necessidades, locais emblemáticos de Lisboa, associados à vida de D. Pedro V, pertencentes à Colecção Castilho, do Arquivo Nacional da Torre do Tombo.

Horários e datas aqui

2 comentários:

APS disse...

Estou a escrever sobre a Praça D. Pedro IV (Vulgo Rossio). Gostava de incluir esta foto no trabalho.
Farei um "LINK" para esta página e todas as referências do autor da foto.
Antecipadamente os meus agradecimentos
APS

Bic Laranja disse...

Uma imagem raríssima do 'galheteiro' do Rossio. Formidável!
Cumpts.